domingo, 28 de janeiro de 2018

Finalmente! Com o SAP Screen Personas 3.0 SP6 você pode acessar as transações do ECC e S/4 em dispositivos móveis

Com o Screen Personas 3.0 SP6, transações Z ou standard SAP agora rodam no tablet e celular!

O ano está começando com uma notícia sensacional e muito esperada por muitos clientes SAP: ao apagar das luzes de 2017 a SAP anunciou o novo service pack do Screeen Personas, que finalmente suporta a utlização em dispositivos móveis! Sem sombra de dúvidas, esta foi a funcionalidade mais solicitada e desejada por todos que me perguntaram sobre as possibilidades do Screen Personas nestes últimos anos.

A novidade, chamada de “Slipstream Engine”, faz com que transações standard ou customizadas rodem como se fossem aplicações SAPUI5, ou seja, elas se tornam automaticamente adaptáveis para dispositivos móveis com interface touch (celulares e tablets). É possível rodar as transações em sua forma completa ou utilizando todas as incríveis possibilidades que o Screen Personas já trazia para torna-las mais simples e automatizadas.

É possível ainda rodar as transações a partir do Fiori Launchpad nos dispositivos móveis, e com isto as transações passam a ter acesso a funções nativas deste dispositivos, como câmera, GPS, etc.

A equipe interna do Screen Personas, na SAP, está validando e liberando aos poucos as transações standard para utilização através do Slipstream, mas mesmo as transações que ainda não estão homologadas podem ser executadas nos dispositivos móveis.


Uma revolução nas possibilidades de uso e de desenvolvimento

Na minha opinião essa é uma transformação radical, para melhor, nas possibilidades que o Screen Personas representa para qualquer empresa que use o SAP ECC ou S/4.
Como desenvolvedor ABAP e SAPUI5, vejo o Screen Personas como uma ferramenta para aplicar aqui e agora o conceito de low-code para desenvolvimentos que tem como ponto de partida alguma transação já existente no ECC ou S4.
Com o uso de ABAP e SAPUI5 (Javascript especialmente) combinados ao Screen Personas é possível criar soluções que usem todas estas tecnologias de forma totalmente transparente para os usuários, aumentando muito as possibilidades para os desenvolvedores e a produtividade para os usuários.
Se juntarmos os novos recursos em cloud, como consumo de APIs, hoje existe um mundo totalmente novo de possibilidades para criarmos soluções e produtos para as empresas.


Comprometimento com o suporte de longo prazo

Para reforçar a segurança que as empresas sentem ter ao adotar o Screen Personas, a SAP agora garante o mesmo tempo de manutenção e suporte que é garantido para o S/4 HANA, ou seja cinco anos a partir da data do lançamento do último service pack.
Como o Screen Personas 3.0 SP6 foi lançado em Dezembro de 2017, ele tem suporte e manutenção já garantidas até 31/12/2022. Pelo que vi no último encontro com a equipe interna do Screen Personas, já há planos para o SP7 e até SP8, então provavelmente este prazo será ainda maior.

Como dar o primeiro passo

Para experimentar em seu ambiente o que tudo isto representa é muito simples: se você tiver os requisitos mínimos de kernel, basta solicitar à sua equipe de infra-estrutura (basis) que instale o add-on do Screen Personas, em um ambiente onde existam dados de teste disponíveis, mesmo que seja um ambiente do tipo sandbox.
Com isso, é possível em poucos dias construir um cenário para prova de conceito (POC) e demonstração interna para líderes e demais stakeholders que possam apoiar e viabilizar iniciativas mais ambiciosas.
Eu acredito que toda empresa que usa o ECC ou S4 deve fazer isso, porque hoje nenhuma outra ferramenta da SAP apresenta tanto poder e potencial como o conjunto Screen Personas + ABAP + SAPUI5.
Além disso, o custo-benefício de se adaptar transações já existentes certamente será muito mais vantajoso usando o Screen Personas do que com a antiga abordagem baseada apenas em programação ABAP, ou apenas SAPUI5.

Fonte: https://blogs.sap.com/2018/01/22/finalmente-com-o-sap-screen-personas-3.0-sp6-voce-pode-acessar-as-transacoes-do-ecc-e-s4-em-dispositivos-moveis/

Nenhum comentário:

Postar um comentário