quarta-feira, 27 de janeiro de 2021

Transferência entre Centros (STO) no EWM para o Brasil

 Um problema que sempre ocorre no EWM é no processo de transferência entre Centros (STO), pois o sistema não traz, corretamente o tipo de movimento 861 para fazer a entrada, ao invés disso é trazido o tipo de movimento 101.

Vale lembrar que o processamento de entrada deverá ser feito através de um aviso de recebimento (inbound delivery) criado através da transação VL31N ou de forma automática (recomendável).

Para que seja possível a transferência entre centros utilizar o tipo de movimento 861, devemos fazer algumas configurações, conforme segue:

  1. Criar um novo código de controle de confirmações.
  2. Criar uma nova categoria de item para fornecimentos.
  3. Criar uma utilização do item.
  4. Para o tipo de remessa EL e utilização do item ZTRA, atribua a nova categoria do item ZTR1.
  5. Crie um enhancement point no include LEINBF0M.

Para que você possa criar o aviso de recebimento (inbound delivery) de forma automática, siga as instruções da nota abaixo:

965176 – Creation of inbound delivery during two-step stock transfers

Crie um novo código de controle de confirmações com cópia do controle “0004 – Recebimento”.

Para isso, acesse a configuração abaixo:

IMG > Administração de materiais > Compras > Confirmações > Definir controle de confirmação

Crie uma nova categoria de item para fornecimentos e atribua o tipo de movimento 861. A categoria do documento deverá ser “7 – Aviso de remessa/entrega”.

Acesse a configuração abaixo:

IMG > Logistics Execution > Expedição > Fornecimentos > Definir tipos de item para fornecimentos

Crie uma utilização do item para relacionar com a nova categoria de item.

Acesse a configuração abaixo:

IMG > Logistics Execution > Expedição > Fornecimentos > Determinar utilização de tipos de item

Para o tipo de remessa EL e utilização do item ZTRA, atribua a nova categoria do item ZTR1.

Acesse a configuração abaixo:

IMG > Logistics Execution > Expedição > Fornecimentos > Definir determinação de tipos de item em fornecimentos

Repita esse processo para os possíveis grupos de categorias de item do mestre de material.

Através da tabela T184L (Documentos de venda: determinação de categorias de item) podemos verificar as determinações das categorias de item de remessa.

Verifique que a coluna VWPOS é a coluna utilizada no desenvolvimento que consiste na alteração da determinação da categoria do item que está relacionada com o tipo de movimento.

Deverá ser incluído um enhancement point no include LEINBF0M, para que altere a determinação da categoria de item da inbound delivery, com base no novo código de controle de confirmação Z001. Exemplo de código abaixo:

ENHANCEMENT  Y_CATEG_ITEM_REMESSA

loop at t_kom where vgbel = ekpo-ebeln and

vgpos = ekpo-ebelp.

IF ekpo-bstae = ‘Z001’.

t_kom-vwpos = ‘ZTRA’.

MODIFY t_kom.

ENDIF

exit.

endloop.

Source: https://www.peria.com.br/ewm/transferencia-entre-centros-no-ewm-para-o-brasil/

Estratégia Posições Fixas no EWM

 Descrevo aqui um pouco sobre a estratégia de posição fixa para as entradas, pois são vários os detalhes que devemos verificar.

Para ativarmos a estratégia de posição fixa, devemos fazer a configuração no tipo de depósito, através do campo Utilizar posições fixas no tipo de depósito.

Em conjunto com essa informação, devemos atribuir uma Regra de entrada em depósito.

Como exemplo, vamos verificar a configuração no tipo de depósito 0250 que está disponível no menu:

SCM > IMG > Extended Warehouse Management > Dados mestre > Definir tipo de depósito

Após configurado o tipo de depósito com estratégia de posição fixa, devemos verificar as seguintes informações do tipo de depósito:

  • Número máximo de posições no depósito
  • Verificar número máximo de posições no depósito
  • Modo de entrada em depósito de posições fixas no depósito
  • Não atribuir automaticamente posições fixas no depósito

Estas configurações são relevantes, apenas se ativarmos a configuração Utilizar posições fixas no depósito.

Se você utilizar posições fixas no depósito em um tipo de depósito, cada produto é atribuído permanentemente a uma ou mais posições no depósito e sempre armazenado aí. Se uma posição no depósito esgotar o estoque, a atribuição aos produtos é mantida.

Vamos agora descrever cada uma das configurações.

Número máximo de posições:

O número máximo permitido de posições no depósito é verificado durante a criação de tarefas de depósito se você tiver marcado os campos de seleção Verificar número máximo de posições no depósito e Utilizar posições fixas no depósito no tipo de depósito de destino.

O número máximo permitido de posições no depósito só é considerado se você tiver marcado o campo de seleção Verificar número máximo de posições no depósito.

O número máximo permitido de posições no depósito também pode ser predefinido especificamente para cada produto no mestre de produtos. Nesse caso, o valor determinado no mestre de produtos sobregrava o valor indicado no tipo de depósito.

Se você marcar o campo de seleção Verificar número máximo de posições no depósito mas não inserir um número máximo de posições no depósito, o sistema não cria nenhuma atribuição de posição fixa no depósito.

Se o número atual de atribuições de posição fixa no tipo de depósito de destino se situar abaixo do número máximo permitido, o sistema cria uma nova atribuição de posição fixa no depósito.

Verificar número máximo de posições no depósito:

Determina se o número máximo de posições no depósito permitidas é verificado durante a criação da tarefa de depósito.

Se você marcar este campo de seleção, o número máximo de posições no depósito é sempre verificado, mesmo que não esteja indicado um número máximo no tipo de depósito de destino. Neste caso, o sistema não cria nenhuma nova atribuição de posição fixa no depósito.

Modo de entrada em depósito de posições fixas no depósito:

Se você utilizar o planejamento do armazenamento para determinação das posições no depósito ideais para seus produtos, esta configuração controla se o estoque novo será armazenado somente em posições ideais ou também em posições não ideais.

A função do planejamento do armazenamento verifica as atribuições de posições fixas no depósito para avaliar se as posições são ideais para os produtos armazenados. O resultado é arquivado na atribuição de posição fixa no depósito, no campo Posição no depósito melhorável. Podemos encontrar essa informação através da transação /SCWM/BINMAT – Atualizar posição fixa no depósito, que descrevemos ao final desse documento.

As atividades de Customizing para o planejamento do armazenamento estão disponíveis no seguinte menu:

IMG > SCM Extended Warehouse Management > Extended Warehouse Management > Processo de entrada de mercadorias > Planejamento do armazenamento

Não atribuir automaticamente posições fixas no depósito

Este campo de seleção indica se quer atribuir manualmente uma posição fixa no depósito a um produto ou se ela deve ser atribuída automaticamente durante a primeira entrada em depósito do produto para a posição no depósito. Você tem as seguintes opções:

  • Desmarque este campo de seleção, para ativar a atribuição automática de uma posição fixa no depósito.
  • Marque este campo de seleção, para atribuir manualmente uma posição fixa no depósito. Essa atribuição poderá ser feita através das transações /SCWM/BINMAT e /SCWM/FBINASN que são descritas a seguir.

Vamos descrever agora, as transações de atribuição das posições fixas aos produtos.

Você pode atribuir manualmente posições fixas no depósito, através da transação /SCWM/BINMAT – Atualizar posição fixa no depósito, que está disponível no menu do SAP Easy Access:

SCM Extended Warehouse Management > Extended Warehouse Management > Dados mestre > Dados mestre > /SCWM/BINMAT – Atualizar posição fixa no depósito

Também, é possível atribuir posições fixas, automaticamente, através da transação /SCWM/FBINASN – Atribuir posições fixas no depósito a produtos, disponível no menu do SAP Easy Access:

SCM Extended Warehouse Management > Extended Warehouse Management > Dados mestre > Dados mestre > /SCWM/FBINASN – Atribuir posições fixas no depósito a produtos

A configuração desse tipo de depósito permite no máximo duas posições fixas.

Então se tentarmos cadastrar uma terceira posição, o sistema envia mensagem de erro.

Eu alterei o dado mestre do produto, informando o número máximo de posições igual a 5.

Sendo assim, agora será possível criarmos até 5 posições fixas para esse material, pois essa informação sobregrava a configuração do tipo de depósito.

Agora temos 5 posições fixas cadastradas para o produto.

Porém, se tentarmos incluir mais uma posição, o sistema envia mensagem de erro.

Eu excluí todas as posições fixas do produto, para que possamos aprender sobre a transação /SCWM/FBINASN – Atribuir posições fixas no depósito a produtos .

Como o dado mestre do produto está cadastrado com 5 posições no máximo, o sistema atribuiu 5 posições fixas para esse produto.

As posições atribuídas podem ser verificadas através da transação /SCWM/BINMAT ou /SCWM/MAT1.

Voltando para a transação /SCWM/FBINASN se tentarmos atribuir mais que 5 posições, o sistema envia mensagem de erro.

Antes, porém, eu excluí as posições atribuídas.

No monitor da administração de depósitos é possível acessar um relatório que demonstra várias informações sobre as posições fixas.

Através dele podemos verificar, por exemplo, o total das posições fixas atribuídas a produtos ou não, entre outras informações.

Um outro ponto de atenção para a estratégia de posição fixa é com relação à verificação de capacidade que pode ser feita por posição ou por tipo de depósito.

Você deve configurar isso na configuração do tipo de depósito, campo Verificar quantidade máxima do tipo de depósito.

Se esse campo estiver marcado a verificação de capacidade será realizada com base nos dados mestre do produto, caso contrário com base nos dados da posição fixa, informados através da transação /SCWM/BINMAT.

Sempre que informar a quantidade máxima, não esqueça de informar, também, a unidade de medida.

A nota SAP abaixo informa que o sistema não considera a quantidade máxima informada na transação /SCWM/BINMAT para o processo de armazenamento.

2859516 – Putaway does not consider Maximum Quantity from /SCWM/BINMAT

Para que o sistema faça a verificação de capacidade, você deve configurara-la de modo que cada posição só possa conter uma Unidade Comercial – (UC) ou implementar as BAdIs no enhancement (ponto de ampliação) /SCWM/ES_CORE_PTS.

Por exemplo (BAdI):

  • /SCWM/EX_CORE_PTS_CAPACHECK,
  • /SCWM/EX_CORE_PTS_FILT_SORT,
  • /SCWM/EX_CORE_PTS_NBIN_NRM ou
  • /SCWM/EX_CORE_PTS_SMAQ

Transação SE18

Ponto de ampliação: /SCWM/ES_CORE_PTS

Você, também, pode acessar as BAdIs, através do seguinte Customizing:

SCM > SCM Extended Warehouse Management > Extended Warehouse Management > Business Add Ins (BAdIs) para Extended Warehouse Management > Processo de entrada de mercadorias > Estratégias > Estratégias de entrada em depósito > BAdI: consideração da quantidade máxima no tipo de depósito


Source: https://www.peria.com.br/ewm/estrategia-posicoes-fixas-ewm/