segunda-feira, 27 de setembro de 2021

Copiando textos de pedidos e remessas para UF/OF

 É comum você definir textos nos documentos em SD e MM para registrar algo referente ao processo/negociação/instrução e que em alguns casos são "levados" para os documentos impressos (agora digitais né! rsrsrs). Enfim... muitas vezes é necessário levar essas informações para o transporte.. no caso unidade de frete e/ou documentos de transporte sucessores (ordem de frete, reserva de frete, etc). 

Como levar os textos da ordem de venda, pedido de compra e remessa para o TM?

É o que vamos ver abaixo:
Passo 1. A partir do customizing do seu S/4HANA, execute a atividade no caminho abaixo SPRO -> Componentes válidos para várias aplicações > Processos e ferramentas para aplicações empresariais > Objetos e funções reutilizáveis para ambiente BOPF > Coleção de anexos objeto dependente > Atualizar esquema de texto.
Ao executar o sistema irá mostrar a tela abaixo. Observe que o sistema já vem com vários tipos de texto pré-definidos.
Passo 2. Clique na pasta "Acesso" para identificarmos o tipo de acesso que será feito. No caso do TM embedded iremos utilizar uma referência externa. Adicione uma nova linha clicando em "Entradas novas". Informe o valor "ZS" no "ID acesso", "4 Fonte externa" em "Tipo de acesso" e informe a classe /BOFU/CL_TEXT_ACCESS_ERP.
ATENÇÃO: o campo "Classe de determinação" é a penúltima coluna na lista e modifiquei a posição para ficar somente uma imagem. 
Passo 3. Clique na pasta "Sequência de acesso" e Adicione uma nova linha clicando em "Entradas novas". Informe os dados conforme imagem abaixo. Sequência "ZE" e descrição "Sequência ERP"
Passo 4. Selecione a linha ZE criada no passo anterior e clique na subpasta "Acessos".  Adicione uma nova linha clicando em "Entradas novas". Informe os dados conforme imagem abaixo.
Passo 5. Clique na pasta "Esquema de textos" e Adicione uma nova linha clicando em "Entradas novas". Informe os dados conforme imagem abaixo. 
IMPORTANTE: Aqui estamos definindo um esquema simples com objetivo de demonstrar como copiar os textos do documento original. Cabe a você, ajustar ou mesmo alterar as identificações conforme os requisitos de negócio ou do seu projeto. Como por exemplo adicionar outros tipos de texto no seu esquema.
Passo 6. Selecione a linha ZERP criada no passo anterior e clique na subpasta "Atribuição de tipo de texto".  Adicione uma nova linha clicando em "Entradas novas". Informe os dados conforme imagem abaixo.
Nesse exemplo iremos copiar o texto da ordem de venda para os objetos do TM. 
Observe que o flag "Referencia" deve ser marcado se você tem a expectativa de alterar o texto posteriormente. Dessa forma quando alguém atualizar algo na ordem de venda o sistema não irá atualizar no TM.
Passo 7. Salve as alterações.
Passo 8. A partir do customizing do seu S/4HANA, execute a atividade no caminho abaixo SPRO -> Gestão de transportes  > Integração > Integração logística > Integração com componente TM interno > Atribuir tipos de texto SD/MM a tipos de texto TM para OC/PO.
Passo 9. Aqui não precisamos fazer nada. Observe que o sistema já traz o mapeamentos dos textos de SD/MM para os textos do TM. Ou seja, o cuidado que você tem que ter é definir os tipos de texto corretos no seu esquema de texto. 
No caminho do customizing abaixo você tem o de-para de textos da remessa para os textos do TM.
SPRO -> Gestão de transportes > Integração > Integração logística > Integração com componente TM interno > Atribuir tipos de texto logistics execution a tipos de texto TM para fornecimentos. 
Passo 10. Precisamos atribuir o esquema de texto no tipo de unidade de frete.  A partir do customizing do seu S/4HANA, execute a atividade no caminho abaixo SPRO -> Gestão de transportes > Planejamento > Unidades de frete > Definir tipos de unidade de frete.
Passo 11. Selecione o tipo da unidade de frete e atribua o esquema de texto criado anteriormente. 
Caso queira que o texto seja replicado para as ordens de frete basta adicionar também o esquema de texto no tipo da ordem de frete.
PRONTINHO! Agora é só testar!!!!
Texto adicionado na ordem de venda.
Texto copiado para unidade de frete.
Texto copiado para a ordem de frete.
E, se enviar uma cotação para o LBN (Logistics Business Network) o sistema leva o texto também!
Espero que esse artigo tenha sido útil! Se gostou, compartilhe e marque a seinspire na sua rede social! Isso nos motiva a produzir mais conteúdo para vocês.
Abraço
Eduardo Chagas
Source: https://pingback.com/seinspire/copiando-textos-de-pedidos-e-remessas-para-ufof

Nenhum comentário:

Postar um comentário