terça-feira, 13 de novembro de 2018

Novas funcionalidades SD – Customer Influence 2018

Mais um ano, mais um ciclo de Customer Influence com melhorias de SD encerrado, mais um blog sobre o tema — inclusive com o mesmo título do ano passado — e um monte de notas e novas funcionalidades “já pagas” para utilizarmos. Pessoalmente acho que neste ciclo, comparado com as melhorias que saíram em 2017 (vejam as melhorias publicadas ano passado aqui), temos iniciativas de menor impacto mas igualmente relevantes.
Em tempo, para quem não sabe nada sobre o Customer Influence, vale conhecer o programa. É uma boa oportunidade para estar próximo da área de desenvolvimento da SAP sugerindo evoluções e votando em sugestões existentes. Obviamente que nem todas as solicitações são aceitas, mas sempre tem um pacote de coisas boas para ser exploradas.
Vamos lá, abaixo um apanhado do que achei mais interessante. Aqui não tem tudo que foi liberado, apenas uma parte; para consultar todas as funcionalidades tem que olhar no site do Customer Influence.
E reforçando, para saber quais versões são possíveis de se utilizar as melhorias, só entrando na nota e conferindo.
 
1-) Inclusão do grupo de contas na transação VCUST
A transação VCUST basicamente é uma lista de clientes bem detalhada, inclusive, com as estruturas de área de vendas. Acontece que agora o campo de Grupo de Contas está disponível para chave de seleção na tela inicial.
Quantas vezes procurei grupo de contas na tela de seleção…
Disponível desde a 6.06 até o S/4CORE
 
2-) Documentação de parâmetros de usuário possíveis em SD
Esta nota é muito bacana, e mostra o esforço da SAP em melhorar documentação e referências de pesquisa,
Não existia uma nota ou documentação que detalhava os parâmetros de usuário possíveis de serem utilizados; era necessário ficar revirando as notas e buscando outras fontes de referência para isso. Em tempo, para quem não sabe o que são parâmetros de usuário, dê uma olhada neste link.
Agora a SAP publicou nesta nota, que será de atualização constante, todos os parâmetros de usuário, notas de suporte e informações relevantes para utilização.
Disponível: depende do parâmetro é disponível para uma versão; tem que pesquisar a demanda específica que deseja.
 
3-) Preview de impressão no momento do billing.
Esta melhoria também é simples mas muito bacana pois permite que se veja o preview de mensagem de impressão no momento em que o billing está sendo gerado. Por meio de um parâmetro, se ativa um botão de preview no documento de fatura.
 
4-) Criação de um status de condição obsoleta na V/06
Foi criada a possibilidade de se apontar que uma condição é obsoleta, de modo que a administração (cadastro de valores) para a condição apresente um warning, ou restrinja a atualização.
 
5-) Informação sobre data e hora de criação de documento no fluxo de documentos
Esta nota é bem interessante e recebeu muitos votos no processo de seleção. Consiste em listar no fluxo de documentos não apenas a data da criação do documento (como já havia) mas também a hora da criação. Isto é especialmente relevante para cenários eletrônicos em que os processos acontecem por meio de EDI ou outros fluxos sem interação de operadores, e que a hora em que os gatilhos ocorreram são relevantes.
 
6-) Abertura do documento por double click do fluxo de documentos
Por meio de parâmetros, permite ao usuário abrir os documentos constantes no fluxo de documentos com duplo click, sem precisar navegar… selecionar…, e clicar em exibir.
 
7-) Seleção de múltiplas organizações de venda na VFX3
Simples assim, permite trazer documentos de múltiplas organizações de vendas.
 
8- 😎 Melhorias de tela para split de fatura.
Convenhamos que a solução existente, de ajustar a formula de controle de cópia com base no ZUKRI funcionava bem, mas para adivinhar como foi processada a quebra de fatura só mesmo fazendo o debug e verificando passo a passo como acontecia o split, porque o tamanho do campo da tela era menor que a possibilidade de agrupamento da fórmula.
Parece difícil de entender, mas basicamente isto está mais para uma falha corrigida do que para uma melhoria. Se o campo tem 40 posições, agora na tela aparecem as 40 posições. Em resumo… é o mínimo que se esperava.
 
9-) Condição de expedição por documento de vendas.
Agora pode-se definir se a condição de expedição à ser utilizada deverá ser do Sold to ou do Ship to, com base na configuração do cabeçalho do documento de vendas. A nota, de implementação manual, cria o campo VBVWE na TVAK, e determina dois valores fixos:
  • OU Atribuir condições de envio do registro mestre do recebedor da mercadoria;
  • OU Se a condição de expedição do recebedor da remessa estiver vazia, atribua condição de expedição para o sold to;
 
10-) Busca de referência por número serial na devolução.
Esta nota é bem específica, e em tese atenderia apenas os processos que tem número serial de peças ativo. Não vi funcionando, mas lendo a nota ela abre um campo para busca de número serial do material na referência, e desta forma facilita as referências na devolução. Para descomplicar, permite a busca de documentos referenciados pelo número de série do material… acho que fica mais fácil assim.
 
11-) Novas Funcionalidades para Cross Selling
Existem duas notas, e para quem se interessa muito pelo “Sales” do “SD” podem ser relevantes. Para mim é outro caso que parece mais correção de bug do que melhoria em sí.
 
E encerrando, o Customer Influence de SD para 2019 já começou e está moendo, com uma lista enorme de boas sugestões e melhorias para serem avaliadas. Abaixo o cronograma que foi publicado, e até agora já são 56 sugestões de melhorias.
fonte: https://influence.sap.com
Perspectiva de mais coisas boas para 2019.
Innovation for thought!
FM


Source: https://blogs.sap.com/2018/09/24/novas-funcionalidades-sd-customer-influence-2018/

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