quinta-feira, 2 de julho de 2020

SAP Localização Brasil - Tax Service ou Taxbra? A mudança vale a pena?



Outro dia tive a oportunidade de acompanhar uma live da ASUG e Systax sobre o tema Localização Brasil, utilizando uma solução em nuvem para cálculo de impostos.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Na demonstração, um pedido de compras era inserido no SAP e seus impostos eram calculados por uma aplicação externa da Systax, lembrei na hora de dois posts nos blogs da SAP que li de autoria do Fausto Motter. Nos posts, ele explica com clareza o funcionamento e o melhor, que funciona! Uma novidade em meio a inúmeros projetos de TAXBRJ/TAXBRA que sofremos com inúmeras notas da SAP, cenários exclusivos de diversos clientes. A tributação brasileira em todos os seus níveis(estadual, municipal e federal) é extremamente dinâmica.
Hoje, já existem outros ERPs que calculam impostos desta forma.

Quais são as características do TaxService?

Para usar o S/4 Hana On-Premise é necessário escolher qual motor de cálculo usar (na versão Cloud, a TAXBRA não pode ser mais utilizada).
O Tax Service necessita de uma licença SAP Cloud Platform para funcionar, adicione isso ao custo de implementação e custos recorrentes se houver cobrança por acesso.
Além disso, o Tax Service necessita de um parceiro que é quem vai realmente fazer o cálculo de impostos além da definição de CFOP/CSTs do processo. Dentre os custos do parceiro, serão necessários pagamento da licença de software e cobrança por acesso (ambiente Cloud).
Os parceiros já certificados pela SAP te disponibilizarão um portal onde você poderá colocar as suas regras de determinação de imposto (repositório de dados). Um benefício que alguns parceiros oferecem é a análise de novas legislações fiscais do seu negócio e implementação das regras na plataforma. E acredito que aqui que mora o real benefício.

Comparação TAXBRA / TaxService

Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Tendo um serviço contratado para atualização dos parâmetros legais baseado nas novas leis, a sua área fiscal teria a liberdade de deixar um serviço burocrático e voltar as suas atenções a geração de savings na área tributária. Cabe analisar o quanto isso é vantajoso e se vale o investimento.
Uma dica é, os parceiros homologados para o Tax Service são os mesmos homologados para o TDF (que necessita de um parceiro), isso te ajuda na negociação caso já tenha o TDF.
Não foi fornecido texto alternativo para esta imagem
Concluindo, o Tax Service custa mais, analisando de forma puramente financeira, porém cabe a cada empresa calcular o quanto ele é vantajoso, quando em comparação ao surgimento de novas oportunidades na otimização fiscal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário