Ola pessoal!
Depois de muito tempo ausente da SAP Community, resolvi voltar compartilhando aqueles macetes e descobertas com a solução SAP TDF que aprendemos com a prática, ou seja, ao implementar a solução.
Como dizem: jogo é jogo, treino é treino…
Então vamos ao jogo, aquilo que não te falam e você precisa saber para não ter aquela surpresa no projeto e ainda, não ter a quem recorrer.
Hoje vamos falar de um problema que pode ter passado despercebido por alguns, mas que requer atenção e ajuste para que a ECD do seu cliente saia corretamente: a falta de lançamentos na obrigação…. quer saber mais… continue a leitura!
Uma das grandes mudanças no S/4HANA é a tabela ACDOCA, que incorpora em uma única tabela de itens de linha com estruturas de dados para vários componentes, como FI, AA, CO, CO-PA e ML.
Uma coisa que precisamos também saber, é que no S/4HANA, a tabela BSEG não contém mais todos os lançamentos contábeis, por exemplo:
– Transação de CO dentro da empresa, por exemplo. Alocações KB11, KB21, CO.
– Movimentos de material que contêm apenas itens estatísticos com valor zero (KSTAT = ‘U’)
– Avaliações em moeda estrangeira lançadas com FAGL_FCV ou usando os ajustes de moeda após o aplicativo FIORI (S4H 1610 ou posterior e sFIN 3.0 / sFIN oP 1605)
– Alocações contábeis (S4H 1610 ou posterior e sFIN 3.0 / sFIN oP 1605)
– Execução de lançamento de depreciação de ativos (AFAB, AFABN) com S4H 1809 e posterior.
– Avaliação em moeda estrangeira (transação FAGL_FCV) e conversão em moeda estrangeira (transação FAGL_FC_TRANS a partir do S4CORE 103).
– Avaliações e distribuições do Razão (transações FAGLGA15, FAGLGA35).
A lista completa dos processos de lançamento que não criam mais entradas BSEG estão listadas na nota 2383115.
E onde ficam estes lançamentos então? Na tabela ACDOCA.
Bom até aqui tudo bem, mas vamos agora entender como o TDF lê os dados no ambiente:
Alguns lançamentos, que constam somente na POSTING_FAGFLEXA, não constam na tabela BSEG. Então, mesmo que a informação esteja na VIEW ECC_ACC_POSTINGFAGLFLEXA ela precisa montar o JOIN com a VIEW J_ACC_DOC, e como não tem informação na BSEG, quando tenta montar o JOIN com a BKPF ele não encontra e não passa de nível, desprezando uma informação que deveria ser reportada na obrigação da ECD.
Pode ser que você tenha implementado a ECD num cenário de TDF com S/4HANA e me dizer que não teve este problema, e isto ocorre porque são contas de compensação que no final resultam em saldo zero.
Mas se for feito uma verificação por lançamento comparando dados do S/4HANA vcs ECD verificará que contas estarão faltando no TDF em seu registro correspondente I250 – Partidas do lançamento.
Entendi, mas qual seria a solução?
Para tratar os lançamentos referente a avaliações em moeda estrangeira há dois caminhos:
Implementar a BadI BADI_FINS_FCV_BSTAT da nota SAP 2670040, tratar as empresas que são relevantes para o TDF, no caso de um template global.
Se não há necessidade de filtrar empresas que receberão o tratamento, pode ser implementadao a a BADI ITMF_FILL_LANC_CONTABIL da nota SAP 2821530.
Mas e se eu precisar tratar outros lançamentos que não são gravados na tabela BSEG?
A nota SAP 2400235, tras a possibilidade de implementar a badi BADI_FINS_ACDOC_BSTAT para criar dados na BSEG. Ao implementar este BAdI, você pode especificar se as entradas BSEG devem ser criadas. A implementação precisa gerar a exceção EX_UNSET_BSTAT_TO_INITIAL no método IF_BADI_FINS_ACDOC_BSTAT ~ EXCEPT_BSTAT_FOR_GLALLOC, se você desejar que as entradas BSEG sejam criadas.
Mas, esta BadI só para GL allocation…. e aí fica de fora lançamentos de CO e depreciação, por exemplo, ao qual você precisará desenvolver nas famosas tabelas shadow do TDF.
Agradecer a contribuição do Renan Correa e do Cleumar Sousa Gomes pelas discussões e análise sobre o tema.
Fique atento a estas para que a geração da sua ECD saia completa e correta.
Espero que tenham gostado deste post e logo teremos outros na mesma linha!
Um abraço,
Karen Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário